HISTÓRIA DA ELETRICIDADE - PARTE 4







Ernst Werner von Siemens foi um inventor e industrial alemão responsável por diversas invenções, tais como o telégrafo de ponteiro, o elevador elétrico, o fotômetro de selênio, o gerador elétrico e o dínamo elétrico de corrente alternada. Foi ainda o construtor das primeiras linhas de telégrafo da Europa e um dos fundadores do conglomerado Siemens AG.  Em 1847, Werner von Siemens usou seus conhecimentos de engenharia e criou sua primeira grande invenção, o telégrafo de ponteiro, um equipamento muito mais confiável e moderno do que os telégrafos da época. Seu funcionamento também era mais simples, pois ao invés de exigir que o usuário conhecesse o código morse, Siemens criou um sistema com teclas distintas para cada letra do alfabeto, podendo ser operado por qualquer pessoa alfabetizada.
Seu sobrenome Siemens (símbolo: S) - é uma unidade do Sistema Internacional de Unidades (SI) que mede a condutância elétrica e a admitância. 
Werner von Siemens

Samuel Finley Breese Morse  foi um inventor, físico e pintor de retratos e cenas históricas estadunidense. Tornou-se mundialmente célebre pela suas invenções: o código Morse e o telégrafo com fios, em 1843.

 Telégrafo

 Samuel Finley Breese Morse

Em 1875, nos Estados Unidos o cientista e inventor escocês Alexander Graham Bell inventou o telefone  e fundador da companhia telefônica Bell. 
Embora historicamente Bell tenha sido considerado como o inventor do telefone, o italiano Antonio Meucci foi reconhecido como o seu verdadeiro inventor, em 11 de junho de 2002, pelo Congresso dos Estados Unidos, através da resolução N°. 269. Meucci vendeu o protótipo do aparelho a Bell nos anos 1870.
                                    Alexander Graham Bell



Gravura ilustrando uma ligação telefônica na época

 Antonio Meucci

Em 1864, na Inglaterra o físico e matemático Escocês James Clerk Maxwell desenvolveu as equações fundamentais do eletromagnetismo Leis de Maxwell.
É mais conhecido por ter dado forma final à teoria moderna do eletromagnetismo, que une a eletricidade, o magnetismo e a óptica. Esta é a teoria que surge das equações de Maxwell, assim chamadas em sua honra e porque foi o primeiro a escrevê-las juntando a lei de Ampère, modificada por Maxwell, a lei de Gauss, e a lei da indução de Faraday. Maxwell demonstrou que os campos elétricos e magnéticos se propagam com a velocidade da luz. Ele apresentou uma teoria detalhada da luz como um efeito electromagnético, isto é, que a luz corresponde à propagação de ondas elétricas e magnéticas, hipótese que tinha sido posta por Faraday. Foi demonstrado em 1864 que as forças elétricas e magnéticas têm a mesma natureza: uma força elétrica em determinado referencial pode tornar-se magnética se analisada noutro, e vice-versa. Ele também desenvolveu um trabalho importante em mecânica estatística, estudou a teoria cinética dos gases e descobriu a distribuição de Maxwell-Boltzmann. Seu trabalho em eletromagnetismo foi a base da relatividade restrita de Einstein e o seu trabalho em teoria cinética de gases fundamental ao desenvolvimento posterior da mecânica quântica. 
 James Clerk Maxwell
 
Fonte:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alexander_Graham_Bell 
https://pt.wikipedia.org/wiki/Antonio_Meucci
https://pt.wikipedia.org/wiki/Werner_von_Siemens
https://pt.wikipedia.org/wiki/Samuel_Morse
https://pt.wikipedia.org/wiki/James_Clerk_Maxwell

Comentários

Postagens mais visitadas