REFLEXÕES - VÍCIOS

                                                                         VÍCIO

Procurei no dicionário sobre a definição da palavra "vício" e obtive a resposta abaixo:

1. defeito ou imperfeição grave de pessoa ou coisa.
2. qualquer deformação que altere algo física ou funcionalmente. 


A Humanidade está repleta de atrativos para satisfazer os desejos de diversão e prazer. Quem não necessita após um trabalho duro e exastivo de descansar e também relaxar e quem sabe também se divertir? É uma necessidade inerente a condição humana.  Mas quando não se deseja mais trabalhar e ter responsabilidades e sim somente se divertir?
Se formos questionar as pessoas a respeito todas adorariam ter mais dinheiro, ser rico, acumular riquezas materiais para poder ser capaz de se diveritr mais, curtir a vida, não é mesmo?
Na verdade, não estamos aqui neste mundo a passeio e para nos divertir o tempo todo, assim como o inverso também é verdadeiro. não viemos somente para sofrer e acumular tristezas.
Muitos afirmam ser um Mundo de provações. Acredito que sim. E a própria "busca da satisfação e do  prazer" é em essência uma provação. Não levamos após a nossa morte nada deste mundo, nem mesmo nossos corpos nos acompanham.
A Vida invariavelmente nos diz o tempo todo "NÃO!!!" e cabe aos pais ensinarem os filhos a ter o entedimento que não podemos ter tudo aquilo que desejamos nessa vida. A Vida nos garante o Não. A questão é como será que cada um de nós se comporta e se sente diante de tantos NÃOs que a vida nos fala diariamente? A Vida não vem com um manual de instruções que nos orienta o que fazer nos momentos mais difícieis (seria bom não é) e acaba que cada um na prática encara seus problemas de seu próprio jeito. É claro que muitos escritores de livros de autoajuda nos possibilita aprender sobre o conhecimento e experiência adquirida do nosso próximo de como lidar com os problemas do nosso dia-a-dia.
A dificuldade de encararmos de frente os nossos problemas nos leva muitas vezes a procurar uma "fuga da realidade" e nesrte processo acabamos por  nos deixar entrar na jaula confortável dos vícios.  Jaula, armadilha sim, pois é bem fácil entrar nela, porém dificilmente se consegue depois sair sozinho. São exemplos mais comuns dos vícios: bebida alcoólica, jogos de azar, drogas,  "sexo"entre outros. 
Para sair desta "armadilha confortável" necessitamos sobretudo de ter força de vontade, fé em DEUS e acreditar que podemos vencer. Querer ajuda e deixar ser ajudado por aqueles que nos amam (nossa familia e amigos), profissionais quailificados tais como psicólogos por exemplo. Reconhecer os erros e enganos e ter a coragem de mudar para melhor.
Na vida há momentos de alegria e também de tristezas, ciclos que se inciam e terminam constantemente. Quando estamos passando por grandes dificuldades sentimo-nos sozinhos e desamparados e a tristeza e solidão parecem se alojar em nosso espírito e no nosso coração. Em verdade jamais estamos só um segundo sequer. Nesses momentos de grande vazio nos quais o chão parece sumir debaixo de nossos pés e abrir em seu lugar um precipício é que deixamos a depressão tomar conta de nós. Devemos nestes momentos sombrios lembrar que DEUS nosso Senhor jamais nos abandona e nenhum mal é eterno; ou seja, este ciclo também é passageiro e deverá também passar. A paciência é uma virtude e devemos preencher nossas mentes e espíritos  com palavras de esperança de que dias melhores certamente virão...

 


Comentários

Postagens mais visitadas